"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Entrevista do Escritor Silas Correa Leite a Selmo Vasconcellos




Entrevista Silas Correa Leite

ENTREVISTA a Selmo Vasconcelos

1-Quais as suas outras atividades, além de escrever ?
RESPOSTA:
-Trabalhei muitos anos na área de Direito, setor Contencioso, sendo bacharel em direito, atualmente sou, além de Professor da Rede Pública e Particular de Ensino, (Geografia, História, Ética e Filosofia), Jornalista Comunitário, Coordenador de Pesquisas da FAPESP-USP em Culturas Juvenis, Conselheiro em Direitos Humanos (SP) e Escritor membro da UBE-União Brasileira de Escritores, Poeta, Ensaísta e Ficcionista.
2-Como surgiu seu interesse literário ?
RESPOSTA:
Filho de compositor sacro, regente de corais e maestro de bandas, em vez de preferir exercitar algumas notas musicais do meu próprio nome (Si...lás...), cedo escrevia em pedaços de compensados, de papelão, folhas de papel de pão. Com 16 anos já escrevia para jornais de Santa Itararé das Letras, minha terra-mãe. Poemas, humor, croniquetas, pensadilhos (pensamentos-trocadilhos). Como era uma espécie de castigo em casa ler muito, jornal, dicionário, jornais, bíblia, comecei por gostar dos castigos. E escrevia nos álbuns das irmãs, já bolando causos, dobrados, desenhos e tantas coisas, como personagens de gibis. A arte como libertação do Eu de mim? O interesse também incentivado pelo primeiro anjo que Deus colocou em minha vida: minha primeira professora do Curso Primário (Grupo Escolar Tomé Teixeira), Jocelina Stachoviach de Oliveira. Familia humilde, buscava um lugar ao sol para sonhar com mudanças do meu clã um certo dia, no devir. Pois ler, escrever era essa escada para o alto. Sou tudo o que sou, graças a esta mestra. Naquele tempo não tinha escola para ricos e, eu, entre filhos de doutores, mestres, autoridades, pobre, com amarelão, via-os tirar notas boas, dez, e eu comecei a tirar também. Com roupas pobres, cerzidas, puídas, de terceira mão, lia poemas sobre a árvore, o índio, a bandeira, a pátria. E logo comecei a ler os meus próprios e precoces poemas, corrigidos pela mestra, claro. Com 16 anos tinha sido aprovado nom concurso de locutor da Rádio Clube de Itararé, nos shows prata da casa imitava ídolos da Jovem Guarda, e já escrevia pro jornal O Guarani, com o pseudônimo, Sil Corley (minhas iniciais), porque meu pai achou que eu era muito precoce, não deveria escrever. Escrevo até hoje. Quarenta anos escrevendo. Sou autor do Hino ao Itarareense. Meu pai é nome de rua em Itararé. Rua Maestro Antenor Correa Leite. Escrever me fez sobreviver, vencer, deixar meu rastro letral no mundo que recebi, como me deram, tentando, com um humanismo de resultados, deixá-lo melhor; nos trabalhos literários de certa forma re-escrevendo o universo com minhas contações, ilusões, esperanças, mais um tanto de surrealismo e realismo fantástico da prosa. Adoro mais ler e escrever do que existir. E continuo lendo muito, escrevendo muito, fugindo muito no que escrevo. Meu reino não é desse mundo? Na casa do Pai há muitas parábolas.
3-Quantos e quais os seus livros publicados dentro e fora do País ?
RESPOSTA:
-Comecei sendo premiado no Elos Clube, Comunidade Lusíada Internacional, e meu conjunto de poemas saiu num livro-antologia que tinha a minha parte-livro, Ruínas & Iluminuras. Depois foi Trilhas & Iluminuras (livreto de poemas), uma editora de Porto Alegre. Depois veio Porta-Lapsos, Poemas, Editora All-Print, SP, depois Os Picaretas do Plano Real (Séria Cantigas de Escárnio e Maldizer), Editora Thesaurus, Brasília, depois Campo de Trigo Com Corvos, Contos, a maioria premiados, Editora Design, Santa Catarina, finalista do prêmio Telecom de Portugal, este ano ganhei o Prêmio Valdeck Almeida de Jesus, (Salvador, Bahia) e sairá (está no prelo) O HOMEM QUE VIROU CERVEJA, Crônicas Hilárias de um Poeta Boêmio, Editora Giz Editorial, também lancei ELE Está No Meio de Nós, Romance Místico Virtual, e-book free no site
www.recantodasletars.com.br, além do e-book de sucesso, O RINOCERONTE DE CLARICE (hoje no site www.itarare.com.br) onze contos (todos falando de Itararé), cada conto com três finais, um final feliz, um final de tragédia e um terceiro final politicamente incorreto, mais a opção de um outro final escrito pelo leitor internauta, um livro interativo, portanto, primeiro livro assim da rede mundial de computadores. Por ser de vanguarda, pioneiro e único no gênero, foi destaque na mídia (Revista da Época, Folha, Estadão, JT, Diário Popular, Correio do Brasil, Poetry Magazine, Revista Kalunga, Revista da Web, Revista Ao Mestre Com Carinho, entre outras, e também reportagem na Bandeirantes, Programa Jornal da Noite/Momento Cultural com Márcia Peltier, Programa Metrópolis, TV Cultura de SP, Rede Vida, Rede Brasil, Rede 21, programa Na Berlinda, Jornalista Helio Rubens. A obra virou leitura obrigatória em Linguagem Virtual, no Mestrado de Ciência da Linguagem, na UNISUL-Universidade do Sul de Santa Catarina, foi tese de mestrado na Universidade de Brasília, e tese de doutorado em Semiótica e Hipertexto, na UFAL, junto com um livro do Mário Prata e outro de José Ubaldo Ribeiro. A tese está no site da Biblioteca Universia. Já estou com um romance sendo avaliado por uma editora, entre outros de humor, sobre educação, infantis, infanto-juvenis e de um de alta ajuda. Logo deve sair. Colaboro com quase 500 sites, até no exterior, consto em mais de 100 antologias literárias em verso e prosa, até internacionais, tenho vários prêmios de renome como poeta e ficcionista.
4-Qual o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera(s) capaz(es) de produzir literatura ?
RESPOSTA:
-Para mim, pelo que disse, pelo decorrer da minha vida-livro aberto, o horror da vida, a decrépita espécie humana, as injustiças socais, o medo de não sobreviver, a resiliência querendo como um determinado dar testemunho de que, apesar de tudo, a emoção sobrevive, tipo, “faz escuro mais eu canto”, como disse o poeta. A vida não me deu limões, fiz limonadas de lágrimas. E assim carrego a minha cruz: escreViver, sonhando um novo céu, e um novo self, uma nova terra, talvez uma nova guelra e uma nova Atlântida... quando a Teoria de Gaya vencer...
5-Quais os escritores que você admira ?
RESPOSTA:
-Inicialmente como base de aprendizado, Érico Veríssimo, tudo dele, depois Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Drummond, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, em seguida os autores russos todos, hoje incluiria ainda Ítalo Calvino, Umberto Eco, Silvia Plath, Clarice Lispector e Hilda Hist.
6-Qual mensagem de incentivo você daria para os novos poetas ?
-Não se entreguem nunca. Cuidado com o que fazem de vocês, depois de tudo o que a vida fizer de vocês. Andem, pensem, sejam, respirem, estudem, trabalhem, conquistem com as mãos limpas, fazendo arte como libertação. No amor e na dor. Amem e sejam amados, apesar de tudo. O que vocês serão é o que fica como semeadura. A melhor vingança é ser feliz. Um novo mundo melhor. A esperança como inteligência da vida num mundo melhor. Cuidado com o que vocês alimentam, dentro de vocês. Corram atrás, leiam muito, estudem muito. Não é fácil. Mas se fosse fácil, também seríamos fáceis. O poeta, disse Rimbaud, é o "ladrão do fogo". Sejam a diferença. Façam a diferença. Nós podemos. Amem e sejam amados. Sintam a dor do outro. Curem o mundo com os poemas-unguentos de vocês. Há um céu e um inferno dentro de nós. Cuidado com o que vocês vão fazer disso. Escrever é colocar a alma para quarar nessa dimensão-travessia de existencialização. Do jazz nasce a luz.

-0-

Silas Correa Leite
E-mail:
poesilas@terra.com.br
Site: www.itarare.com.br/silas.htm
Blogue premiado do UOL: www.portas-lapsos.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário